quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Protestos e Frouxos

 Um senhor, com responsabilidades na decadência da Democracia, escreveu só para incendiar os ânimos:

Os novos cantores de protesto

Das boinas, dos cânticos e dos gritos de guerra

Tenho idade e experiência de vida para não ser ingénuo. E também para reconhecer técnicas velhas de manipulação, mesmo modernizadas.

A manifestação de grupos de antigos militares no dia do Exército a propósito de cânticos, gritos e boinas é uma evidente ação política de agitação, agitprop.

O canto coral em marcha de desfile é uma moda recente nas forças armadas portuguesas. As tropas especiais nunca cantaram a marchar nos desfiles dos dias solenes, nem antes nem depois do 25 de Abril de 1974, do 10 de Junho, 25 de Abril, dias das Forças Armadas, guardas de honra.

……………………….

Nesta assuada do dia 23 de Outubro os cidadãos em geral assistiram, e os organizadores quiseram-nos cúmplices, de um grosseiro aproveitamento de emoções, de desconhecimento do passado das instituições por parte de demagogos e de políticos sem escrúpulos.

Esta assuada não teve por fundo o espirito de corpo, nem a dignidade das forças militares. Foi a sua negação e pretendeu minar os fundamentos do Estado e das suas grandes instituições. Estamos perante sapadores do Estado de Direito e não de cantores de protesto.

…………………………………………

Carlos Matos Gomes

<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<< 

Protestos… aqui vai o meu PROTESTO

Tenho pena do senhor Carlos Matos Gomes, porque não sabe do que fala ou, se não é ingénuo, é estrábico ou pitosga.

Tenha vergonha senhor pseudo-historiador da Pátria dos frouxos. Por causa dos frouxos e acomodados como o senhor, é que a democracia está em decadência… perto do suicídio.

Foi entre as matas e savanas africanas, nos confins das terras desconhecidas, nos aquartelamentos plantados no cu de judas, esquecidos das coisas primárias da civilização, que uma cepa de militares corajosos e valentes, usando todas as formas de sobrevivência perante os bombardeamentos inimigos, sob o fogo das emboscadas e perigo das minas nas picadas, que se forjaram os homens de mentes abertas e sedentas de liberdade. A revolução não se fez em Abril de 1974; começou muitos anos antes, através dos corajosos militares que transmitiam novas ideias e avivavam a lucidez aos camaradas menos informados; opositores à guerra com capacidade para afrontar o sistema; sim, se não fossem aqueles que sofreram os isolamentos e as privações dentro dos aquartelamentos, jamais os senhores abrilentos teriam ambiente propício para suportar uma revolução.

Mas, o drama dos nossos Antigos Combatentes começou com o alvorecer da liberdade! Os militares abrilentos, depois de sentados nos lugares cimeiros do poder, rapidamente esqueceram os milhares de soldados desterrados nas longínquas terras africanas. Esqueceram que as cadeias da logística se desfizeram; esqueceram que a guerra não tinha acabado – os nossos militares continuaram a morrer por uma Pátria que os abandonava lentamente.

Os dramas dos “apanhados pelo clima” multiplicavam-se à medida que eram desmobilizados e mandados para as suas terras, sem qualquer apoio social e na saúde.

Mas os senhores abrilentos, trataram dos seus interesses egoístas, agarrando tudo que lhes garantisse um futuro principesco. Assim planearam e assim conseguiram manietar os patriotas mais credíveis, abrindo caminho ao regresso dos conhecidos carrascos dos trabalhadores e do povo.

Afinal, os abrilentos, depois de colherem as benesses e as promoções a saldo, acomodaram-se com o sistema sem moverem uma única chaimite contra os abusos que se evidenciavam manipuladores da democracia nos anos 80.

Bem, senhor pseudo-historiador, porque anda distraído ou tenta manipular as mentes perdidas nos meandros das dificuldades da vida que o senhor Matos Gomes desconhece – miséria encrustada numa sociedade que os seus correligionários protegem, porque a ração de combate é abundante, embora imerecida.

Cerimónias solenes, desfiles e marchas com os militares cantando os seus hinos e canções acontecem todos os anos. Mas, o senhor coronel Carlos Matos Gomes deve andar lá pelas arábias e não vê nem sabe do que fala.

As Forças Armadas Portuguesas merecem chefes com mais sentido patriótico, que as dignifiquem, respeitadores das tradições, dos símbolos que formam a mística das diversas especialidades que são, afinal, a génese da formação específica para a eficácia e sucesso nas missões que lhes são atribuídas. Tratem de melhorar as condições de vida dentro das Forças Armadas, mais apetecível para a formação da juventude, porque somos uma Nação milenar, com uma história recheada de grandes feitos e heróis, que não deve ser ignorada, porque precisa da juventude com sentido patriótico, amor à terra dos seus antepassados.  

Temas actuais – 26 de Outubro de 2021

Joaquim Coelho









Sem comentários: