sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Novas Oportunidades



O LOGRO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO e Novas Oportunidades

Já não bastavam as empresas da “especialidade” para a difusão dos Cursos de Formação profissional, temos também os Centros de Emprego da Segurança Social sem mãos a medir na criação e administração de “Turmas” para “cursos de formação”. São centenas de milhar de desempregados a frequentar pretensos cursos que, na prática, não têm servido para nada!
Além da demora na entrega dos respectivos “certificados”, o titular leva com um balde de água fria quando o apresenta como mais-valia curricular nas propostas de emprego a que responde: “Temos pena, mas esses cursos de três ou quatro semanas nada valem para o nosso mercado de trabalho”.

Há desempregados que, sem receber qualquer subsídio, são obrigados pelos Centro de Emprego a frequentar cursos, uns atrás dos outros, pagando deslocações e perdendo o seu tempo a troco de nada! A ocupação nesses cursos serve, apenas, para diminuir o número de desempregados nas estatísticas; são centenas de milhar os desempregados nessas condições.
A confusão nos Centros de Emprego é tal que já não sabem que mais inventar para retirar desempregados das contas e forjar os dados das estatísticas oficiais. É lamentável que isso seja feito à custa dos desempregados que andam, á vários anos à procura de emprego e não o conseguem devido à idade.
Então, quando chegam à conclusão de que os empregadores não dão valor ao esforço e tempo dispendido nos “cursos de formação” dos Centros de Emprego, estamos perante mais um logro a enganar os desempregados em situação dramática para a sua sobrevivência.


Depois temos os "Cursos das Novas Oportunidades": mais uma maneira de enganar as estatísticas e tentar dar "Diplomas" às pessoas que, apesar da boa vontade em frequentarem os cursos, continuam semi-analfabetas e sem bases do conhecimento correspondentes. Para receberem o certificado, os alunos esperam muitos meses; o pagamento aos formadores demora e demora... meses. Vergonha das vergonhas, só em Portugal!



.

Sem comentários: